IDÉIAS PARA CRIAR UM COMITÊ POPULAR DE CAMPANHA



Uma boa campanha é criada, construída e organizada coletivamente. Ela não é centralizada apenas na figura do candidato e na coordenação. É assumida conjuntamente por todos(as) os participantes e apoiadores, que definem a sua plataforma e a fazem crescer, levando-a a todos os cantos da cidade.

Aqui estão algumas idéias para contribuir com a campanha:

1- Procure todos os setores sociais e lideranças que queiram ou possam se interessar pelo projeto que a candidatura se propõe a levar adiante.

2- Informe-se sobre quem é o candidato e a sua trajetória profissional, social e política.

3- Crie um ou mais COMITÊS POPULARES DE CAMPANHA. Não se trata de um comitê físico, mas de um grupo que se reúne periodicamente (semanalmente ou quinzenalmente), com a tarefa de conduzir a campanha na família, no local de trabalho ou na região. As reuniões podem ser feitas em casas, em locais emprestados por apoiadores ou em outro lugar.

4- Garanta a pluralidade no grupo de coordenação e na campanha. Ou seja, inclua todos os setores e pessoas que queiram somar para o projeto.

5- Organize bem as reuniões para que elas sejam produtivas e não se tornem cansativas. Escolha um coordenador e um relator, proponha inicialmente uma pauta, faça inscrições para as falas e defina um horário para o término da reunião.

6- Toda candidatura deve ter uma plataforma (um conjunto de propostas e compromissos), mas ela se completa e ganha vida é durante a campanha. Procure conversar nas reuniões sobre as ações de organização e mobilização, mas sem esquecer também de discutir as propostas, bandeiras e compromissos que a campanha assume ou deve assumir com a cidade, setores sociais, bairro ou região.

7- Ao final das reuniões, defina e distribua tarefas, sempre lembrando de marcar prazos e propor responsáveis. Na reunião seguinte, procure verificar o que andou e o que ainda precisa ser feito.

8- Procure casas, prédios e áreas da cidade que possam servir para a divulgação da candidatura: muros para pintura, mini out-doors, faixas, etc (veja neste blog os formulários “Como ajudar na campanha” e “Autorização para pintura de muro”).

9- Campanha eleitoral é comunicação e criatividade. Veja se é possível promover atividades e eventos para reunir os amigos e divulgar a candidatura (panfletagens, arrastões, festas, cafés, jantares, encontros...).

10- Mantenha contato permanente com a coordenação geral da campanha, dando notícias e buscando orientações. Deixe seus contatos sempre atualizados junto à Coordenação Geral (endereços, telefone, e-mail, etc) e peça material de campanha.

11- Toda campanha depende também de apoios que possam fortalecê-la com doações ou empréstimos. Veja se os apoiadores podem ajudar e, se preciso, tire suas dúvidas junto à Coordenação Geral da campanha.



COMPROMISSOS E PRINCIPAIS PROPOSTAS DO CANDIDATO ......................
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QUEM É O CANDIDATO ..........................

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