AÇÕES DE GOVERNO



. Democracia via internet chega para ficar

. Vila Viva - Belo Horizonte

. Janaúba/MG reduz mortalidade infantil fortemente
Há oito anos, o município de Janaúba, no Norte de Minas, registrava um índice de mortalidade infantil de 31 para cada mil nascidos vivos. Em 2008, esse índice é de 4,1. De acordo com o secretário de saúde do município, Helvécio Albuquerque, o resultado positivo é conseqüência de uma estratégia de atenção básica que coordena o sistema de saúde em rede de forma integral, protegendo o cidadão desde o nascimento. Outro fator que colaborou para este desempenho foi a implantação do Programa Saúde da Família, criado no Brasil em 1993. Dados do Ministério da Saúde mostram que em 15 anos do Saúde da Família a mortalidade infantil teve uma queda de mais de 50%. Atualmente, 49% dos brasileiros são atendidos pelo programa.
(Jornal de Notícias, p.11, 08/08/08)


. Desligamento do Bolsa Família mostra fortalecimento da cidadania
Mais de sessenta mil (60.165) famílias brasileiras devolveram voluntariamente os benefícios do Bolsa Família, desde o surgimento do programa, em 2004. O dado faz parte da estatística do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A notícia ganhou repercussão nos meios de comunicação, não só pela quantidade de pessoas que pediram o desligamento, mas pelo fato de que a maioria delas justificou o desligamento em função do aumento de renda da família.
"É um processo de fortalecimento da cidadania no País. Essas pessoas que foram beneficiadas pelo programa, ao adquirirem a sua autonomia a partir da conquista do emprego com carteira assinada, têm a dignidade de devolver o Bolsa Família para aqueles que de fato estão capacitados a receber os benefícios", afirmou o deputado Fernando Ferro (PE). "Que isso sirva de exemplo para uma parcela da elite que é usuária de bens públicos e que infelizmente tem-se demonstrado como delinqüentes ao desviar recursos. É um exemplo de vida, de dignidade e de decência", avaliou.

Na avaliação do deputado Gilmar Machado (MG), que teve seu estado liderando o ranking dos desligamentos voluntários, a postura das famílias é a confirmação de que os investimentos do governo em programas de melhoria de renda e geração de empregos deu excelentes resultados. "O governo Lula não se limitou apenas em criar programas de distribuição de renda mas, sim, na geração de emprego e renda para essa parcela de baixa renda. Com toda essa estratégia de governo, as pessoas podem deixar o programa e buscar a sua inclusão na classe média brasileira", explicou.
Para Gilmar, essas famílias que no passado foram beneficiadas pelo programa, agora já estão prontas para caminhar com as suas próprias pernas. "Este sempre foi o objetivo do programa, de recuperar a cidadania", afirmou.

Dados
Mais da metade dos pedidos voluntários de desligamentos (34.185) - vieram das Regiões Sul e Sudeste do País. Nos estados, Minas Gerais foi a região com o maior índice de pedidos de desligamento (8.627). Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo também tiveram um número significativo de pedidos, 8.289, 6.438 e 5.308, respectivamente. Distrito Federal, Amapá e Roraima foram as localidades onde o menor número de beneficiários pediram desligamento, 3, 27 e 72, respectivamente.

.
. Ir para a página inicial do Sítio
.